Bolinha de Papel:
Leve a sua turma para fora da sala de aula, para um
espaço bem amplo ( como a quadra de esportes). Fale para os alunos levarem uma
caneta de qualquer cor. Faça uma roda e dê para cada aluno uma folha de papel,
tome cuidado para que essa folha não se encontre suja e amassada!
· Peça para cada aluno observar a folha. Se está
suja, amassada , com alguma dobra …
· Depois, peça para que façam uma bolinha de papel.
Eles amam isso !
· Esteja certo(a) de que todos amassaram bem a sua
folha e fizeram a bolinha. E então mande eles voltarem com a folha como estava.
Sem o amassado, sem nenhuma ruguinha ou dobra.
· É claro que eles não conseguirão. Faça um paralelo
entre os sentimentos e a folha de papel. “Será que quando eu faço uma besteira
e magoo alguém, posso devolver os sentimentos dela, em relação ao que fiz, como
eram? Posso desamassar os sentimentos, como uma folha de papel ? ” – pergunte e
deixe -os pensar.
· Depois peça para cada um escrever uma qualidade sua
nesta folha amassada ! Sem nome. Só a qualidade . Acredite essa é a parte mais
trabalhosa, pois eles têm uma enorme dificuldade em reconhecer suas qualidades!
· Explique que uma das formas de ajudar o outro é
colocar a sua disposição a sua melhor qualidade ! No final peça para eles
trocarem “as qualidades” e darem ao seu colega o papel amassado com a sua
qualidade.
· Tenho algumas experiências maravilhosas com essa
dinâmica.
· Virar pelo avesso
Objetivo: Despertar
o grupo para a importância da organização
Desenvolvimento:
1° Passo: formar um círculo, todos de mãos
dadas.
2° Passo: O coordenador propõe o grupo um
desafio. O grupo, todos deverão ficar voltados para fora, de costas para o
centro do círculo, sem soltar as mãos. Se alguém já conhece a dinâmica deve
ficar de fora observando ou não dar pistas nenhuma.
3° Passo: o grupo deverá buscar
alternativas, até conseguir o objetivo.
4° Passo: depois de conseguir virar pelo
avesso, o grupo deverá desvirar, voltando a estar como antes.
5° Passo: Analisar a dinâmica:
O que viam? Como se
sentiram?
Foi fácil encontrar
a saída? Porquê?
Alguém desanimou?
Porquê?
O que isto tem a
ver com o nosso dia a dia?
Nossa sociedade
precisa ser transformada?
O que nós podemos
fazer?
Palavra de Deus: Ex 18, 13-27 Sl 114
1.
Escreva as frases abaixo em tiras de papel;
2.
Peça a cada um que escolha uma tira e, por meio de gestos, tentem comunicar
o que está escrito sem palavras, só com gestos;
3.
A Célula tenta advinhar o que está escrito no papel.
o Cai fora!
o Eu te amo!
o Você poderia me ajudar por favor?
o Eu não estou entendento!
o Por que você fez isso?
o Eu não acredito!
o Não foi culpa minha!
o Me perdoa!
o Estou com medo!
o Não pegue isto!
o Chame a polícia!
o MORAL
DA DINÂMICA: Mostre
a Célula que nossos gestos falam tanto quanto as nossas palavras. E muitas
vezes mesmo não dando uma palavra podemos passar uma mensagem tanto negativa
quanto positiva a uma pessoa.
Jogo comunitário (Quebra gelo com grupo novo)
Objetivo:
Descontrair e ao mesmo tempo ajudar a memorizar o nome dos outros
participantes.
Material:
uma flor.
Desenvolvimento:
os participantes sentam-se em círculo e o animador tem uma flor na mão. Diz
para a pessoa que está à sua esquerda : senhor… (diz o nome da pessoa), receba
esta flor que o senhor…(diz o nome da pessoa da direita) lhe enviou…
E
entrega a flor. A pessoa seguinte deve fazer a mesma coisa. Quem trocar ou
esquecer algum nome, passará a ser chamado pelo nome de um bicho. Por exemplo,
gato. Quando tiverem que se referir a ele, os seus vizinhos, em vez de dizerem
seu nome, devem chamá-lo pelo nome do bicho.
O líder
deve ficar atento e nào deixar os participantes entediados. Quanto mais rápido
se faz a entrega da flor, mais engraçado fica o jogo.
· Árvore da Vida e Árvore da Morte
Objetivo: Refletir sobre os sinais de
vida e morte no bairro, na comunidade, na família, no grupo de jovens.
Material: um galho de árvore seco, um
galho de árvore verde, caneta ou pincel e pedaços de papel.
Desenvolvimento: em pequenos grupos descobrir os
sinais de vida e morte que existem no bairro, na família, no grupo de jovens…
Depois, diante da árvore seca e verde vão explicando para o grupo o que
escreveram e penduraram na árvore.
No intervalo das
colocações pode-se cantar algum refrão.
Iluminar com a
palavra de Deus e em grupo refletir:
Iluminados pela
prática de Jesus, o que fazer para gerar mais sinais de vida e enfrentar as
situações de morte de nosso bairro etc.
Fazer a leitura de
João 15,1-8. Depois cada participante toma um sinal de morte da árvore e faz
uma prece de perdão e queima, em seguida cada um pega um sinal de vida e leva
como lembrança e desafio.
Palavra de Deus: Jo. 15, 1-8. Sl 1.
· A vela e copo
Participantes: Indefinido.
Tempo Estimado: 10 minutos.
Material: Uma vela, fósforos e um copo de
vidro transparente.
Descrição: Colocar uma vela sobre a mesa e
acende-la cuidadosamente. Deixar que se queime por alguns segundos.
Em seguida, pegar
um como transparente e, cuidadosamente e lentamente, colocar sobre a vela. Aos
poucos, ela se apagará.
Deixá-la assim e
pedir que as pessoas falem o que sentiram ou observaram, quando viram a
experiência.
CÍRCULO FECHADO
Desenvolvimento: O LÍDER pede a duas ou três pessoas que saiam da sala por alguns instantes. Com o grupo que fica combinará que eles formarão um círculo apertado com os braços entrelaçados e não deixarão de forma nenhuma os componentes que estão fora da sala entrar no círculo. Com os componentes que estão fora o professor combinará que eles devem entrar e fazer parte do grupo. Depois de algum tempo de tentativa será interessante discutir com o grupo como se sentiram não deixando ou não conseguindo entrar no grupo.
Compartilhar: Muitas vezes formamos verdadeiras “panelas” e não deixamos outras pessoas entrar e se sentir bem no nosso meio. Como temos agido com as pessoas novas na igreja?
EXERCÍCIO DA "MÁQUINA
REGISTRADORA"
A HISTÓRIA:
Um negociante acaba de acender as luzes de uma loja de calçados, quando surge um homem pedindo dinheiro. O proprietário abre uma máquina registradora. O conteúdo da máquina registradora é retirado e um homem corre. Um membro da polícia é imediatamente avisado.
Declarações acerca da história
Verdadeiro
Falso
Desconhecido
1. Um homem apareceu assim que o proprietário acendeu as luzes de sua loja de calçados.
V
F
?
2. O ladrão foi um homem.
V
F
?
3. O homem não pediu dinheiro.
V
F
?
4. O homem que abriu a máquina registradora era o proprietário.
V
F
?
5. O proprietário da loja de calçados retirou o conteúdo da máquina registradora e fugiu.
V
F
?
6. Alguém abriu a máquina registradora.
V
F
?
7. Depois que o homem que pediu o dinheiro apanhou o conteúdo da máquina registradora, fugiu.
V
F
?
8. Embora houvesse dinheiro na máquina registradora, a história não diz a quantidade.
V
F
?
9. O ladrão pediu dinheiro ao proprietário.
V
F
?
10. A história registra um série de acontecimentos que envolvem três pessoas: o proprietário, um homem que pediu dinheiro e um membro da polícia.
V
F
?
11. Os seguintes acontecimentos da história são verdadeiros: alguém pediu dinheiro - uma máquina registradora foi aberta - seu dinheiro foi retirado e um homem fugiu da loja.
V
F
?
A HISTÓRIA:
Um negociante acaba de acender as luzes de uma loja de calçados, quando surge um homem pedindo dinheiro. O proprietário abre uma máquina registradora. O conteúdo da máquina registradora é retirado e um homem corre. Um membro da polícia é imediatamente avisado.
Declarações acerca da história
Verdadeiro
Falso
Desconhecido
1. Um homem apareceu assim que o proprietário acendeu as luzes de sua loja de calçados.
V
F
?
2. O ladrão foi um homem.
V
F
?
3. O homem não pediu dinheiro.
V
F
?
4. O homem que abriu a máquina registradora era o proprietário.
V
F
?
5. O proprietário da loja de calçados retirou o conteúdo da máquina registradora e fugiu.
V
F
?
6. Alguém abriu a máquina registradora.
V
F
?
7. Depois que o homem que pediu o dinheiro apanhou o conteúdo da máquina registradora, fugiu.
V
F
?
8. Embora houvesse dinheiro na máquina registradora, a história não diz a quantidade.
V
F
?
9. O ladrão pediu dinheiro ao proprietário.
V
F
?
10. A história registra um série de acontecimentos que envolvem três pessoas: o proprietário, um homem que pediu dinheiro e um membro da polícia.
V
F
?
11. Os seguintes acontecimentos da história são verdadeiros: alguém pediu dinheiro - uma máquina registradora foi aberta - seu dinheiro foi retirado e um homem fugiu da loja.
V
F
?
PARTES DO CORPO
Depois de fazer um círculo, o líder começa colocando a mão em alguma parte do corpo e falando o nome de outra parte do corpo (ex. o Líder pega no nariz e diz: "este é o meu pé"); quem está à sua direita deve pegar no pé e falar o nome de outra parte do corpo; assim todos participam e no final pode se aplicar que no Corpo de Cristo cada um tem uma função e que quando não vivemos isso, corremos risco de causar uma anomalia ou deficiência no corpo.
Depois de fazer um círculo, o líder começa colocando a mão em alguma parte do corpo e falando o nome de outra parte do corpo (ex. o Líder pega no nariz e diz: "este é o meu pé"); quem está à sua direita deve pegar no pé e falar o nome de outra parte do corpo; assim todos participam e no final pode se aplicar que no Corpo de Cristo cada um tem uma função e que quando não vivemos isso, corremos risco de causar uma anomalia ou deficiência no corpo.
PASSANDO UM RECANDO
Escolhe-se cinco ou seis pessoas para saírem da sala, distante o suficiente para não ouvirem o que será tratado. Aos que ficam é contado uma estória e passado um recado (vide exemplo abaixo). Chama-se a primeira pessoa que estava lá fora. Conta-se a ela o recado e pede-se que repasse à próxima pessoa que irá entrar na sala (não vale repetir o recado). E assim por diante. Todos irão notar as distorções que ocorrem...
Todos estão em uma escola. O Diretor da escola VAIKEMKÉ, avisa que hoje a noite, às 20:30h, todos deverão ir ao pátio da escola, de óculos escuros, para ver o Cometa Haley que irá passar. Caso chova, todos deverão ir ao auditório, pois será apresentado um filme em 3D sobre estrelas cadentes, todos deverão levar óculos especiais.
Escolhe-se cinco ou seis pessoas para saírem da sala, distante o suficiente para não ouvirem o que será tratado. Aos que ficam é contado uma estória e passado um recado (vide exemplo abaixo). Chama-se a primeira pessoa que estava lá fora. Conta-se a ela o recado e pede-se que repasse à próxima pessoa que irá entrar na sala (não vale repetir o recado). E assim por diante. Todos irão notar as distorções que ocorrem...
Todos estão em uma escola. O Diretor da escola VAIKEMKÉ, avisa que hoje a noite, às 20:30h, todos deverão ir ao pátio da escola, de óculos escuros, para ver o Cometa Haley que irá passar. Caso chova, todos deverão ir ao auditório, pois será apresentado um filme em 3D sobre estrelas cadentes, todos deverão levar óculos especiais.
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